Blog

3 dicas de organização para melhorar sua produtividade

Entenda como o ambiente da sua empresa pode fazer diferença nos resultados

Pastas organizadas: perca menos tempo para buscar as coisas (Foto: thinkstock)

Um estudo feito na Inglaterra mostrou que as pessoas perdem, em média, dez minutos por dia procurando coisas perdidas, de livros à chave de casa. No trabalho, a estatística é ainda pior: estima-se que são perdidas cinco horas por semana em busca de itens no ambiente de trabalho.

Ter um espaço organizado não é só um detalhe. É também um benefício para a produtividade. “Duas prioridades para alcançar a objetividade e alavancar a produtividade são saber como organizar o espaço e o tempo”, diz Helo Henne, personal organizer profissional.

Confira abaixo as dicas de Helo para manter seu home-office ou escritório organizado:

1. Tenha um espaço

Se você costuma trabalhar em casa, é importante ter um espaço reservado para o ambiente de trabalho; “Tenha uma cadeira ergonométrica ao invés de usar a cadeira da cozinha. Seu escritório deve conter seus próprios móveis”, diz Helo. Tenha um espaço com pastas organizadas e gaveteiros para não misturar itens domésticos com negócios. “Hoje, já existem caixas apropriadas para usar em home-office”, diz.

2. Acostume-se com uma agenda

Tempo bem usado impacta diretamente na produtividade. Se você anota todos os compromissos em pedaços de papel e eventualmente se esquece deles, é hora de ter uma agenda para se organizar. “Não se deixe confundir com tarefas domésticas, pois você acaba não conseguindo executar seus serviços, além de diminuir sua produtividade. É prioritário lembrar que você está trabalhando, apesar de seu ambiente ser sua casa”, diz Helo. Hoje, é fácil ter uma agenda virtual, disponível onde estiver.

3. Cada coisa em seu lugar

Um dos principais problemas é perder as coisas ou até jogar no lixo algum papel importante. Por isso, a dica é manter cada coisa em seu devido lugar. “Tudo tem que estar estrategicamente exposto para poder encontrar rapidamente o que precisa. Tenha um plano de organização de armários, pastas e arquivos”, afirma. Crie categorias com etiquetas e cores para identificar os documentos. Se você armazena produtos no escritório, é importante ter também um espaço garantido para o estoque.

Fonte: Globo.com