Blog

Como decorar espaços pequenos

Eliminar divisórias, fazer móveis sob medidas e priorizar tons claros pode diminuir a sensação de aperto

1

Apartamentos pequenos, com menos de 40 metros quadrados, são uma tendência que parece que veio para ficar. O valor do metro quadrado, nas áreas centrais das cidades levam o mercado a construir moradias do tamanho de um único cômodo em uma casa antiga. Apesar do espaço compacto, algumas dicas podem transformar o ambiente e dar a impressão de uma área mais ampla.

Solução 1: Elimine divisórias

Uma boa maneira de otimizar o espaço é integrar os ambientes. Unir a cozinha e a sala de estar ou derrubar a parede entre sala e home office pode dar amplitude ao lar.

2

Este apartamento de 55 metros quadrados do bairro Teresópolis, em Porto Alegre, teve a cozinha e a sala unidas, criando um ambiente propício para receber amigos.

Solução 2: Portas de correr

Os moradores de apartamentos compactos sabem que qualquer espaço é muito valioso – inclusive o usado para abrir portas. Por isso, optar por portas de correr, tanto nas passagens entre ambientes, como nos móveis, pode fazer diferença no lar.

3

Este apartamento de 34 metros quadrados na Zona Sul de São Paulo aplicou essa solução entre o estar e o jantar. Para ampliar ainda mais, escolha modelos de vidro ou espelho.

Solução 3: Móveis sob medida

A lógica é a mesma: não há porque desperdiçar espaço com uma estante profunda demais ou um sofá com braços desnecesariamente largos. Projetar móveis pode ser a solução para dedicar os centímetros necessários para cada mobília e nada mais. Ainda é possível aproveitar e otimizar os móveis, como sofás e camas com baús e mesas e prateleiras dobráveis.

Solução 4: Cores claras

Essa dica é de conhecimento geral: opte por cores claras para deixar o ambiente mais leve. Porém, isso não quer dizer que a residência precisa ser toda em tons neutros: escolha cores vibrantes e claras para pintar uma parede do cômodo, ou ainda paredes e portas.

4

O escritório da arquiteta Elaine Gerente e da designer de interiores Luiza Porto em Florianópolis tem apenas 18m². Apesar do cinza e do branco predominarem no ambiente, o hall e a porta foram pintados amarelo vibrante. A sensação de amplitude é mantida, mas com mais vida.

Solução 5: Espelhos, vidros e transparências

Vidros e transparências trazem leveza para o ambiente e espelhos dão a impressão de um espaço maior. A suite desse apartamento tem 12 metros quadrados, mas a parede de espelho passa a sensação de ter mais.

5

Nesta outra residência, os moradores optaram por mesa de vidro, espelho no armário e cobertura de vidro. Porém, cuidado para não exagerar nos reflexos.

6

Fonte: Casa&cia