Blog

Como fazer uma mudança sem transtornos

Mudanças podem ser um verdadeiro pesadelo se você não tomar alguns cuidados básicos.

mudanca-transporte

Veja algumas dicas práticas que vão deixar tudo mais fácil:

Antes da mudança: visite a casa ou o apartamento para onde você vai se mudar. Antes de levar os móveis e eletrodomésticos, faça uma limpeza geral e planeje com antecedência como vai dispô-los nos cômodos.

Transportando a carga: na hora de empacotar, feche bem as caixas ou conte com uma empresa de confiança que possa fazer isso por você. Deixe separado, de preferência com um aviso, o que a transportadora não deve levar. Carregue documentos e objetos que você não deseja que sejam manejados por outras pessoas com você.

Retirada: um dia antes da mudança, retire lustres, cortinas, persianas e instalações que você pretende reutilizar no imóvel para onde vai se mudar. Se for aproveitar cortinas e tapetes da nova residência, mande lavá-los com uma semana de antecedência.

Desmontando: no caso dos móveis sob medida, chame quem montou para desmontar. Se não for possível, procure alguém que tenha conhecimento sobre o assunto.

Na casa nova: coloque os móveis e objetos de decoração de cada espaço em caixas separadas. Nunca misture as coisas do quarto com as da sala. Assim, você vai se adaptar mais facilmente ao novo lar. Escreva o nome do cômodo em cada caixa, para ajudar na hora da distribuição.

Doe: aproveite o momento de encaixotar as roupas para separar o que você não usa mais. Assim, além de ajudar as pessoas que precisam, você ganha espaço na mudança.

Sem umidade: na casa nova, não encoste os armários e estantes na parede. Utilize uma folha de isopor entre eles. Ela evita que a umidade atinja a madeira e estrague os móveis.

Pela ordem: faça uma faxina geral na casa dois dias antes de a mudança chegar. Depois de descarregar as caixas, desencaixote tudo. Arrume os cômodos por ordem de necessidade. Primeiro, o quarto. Afinal, após tanto trabalho, nada como descansar. Depois, o banheiro, para você tomar um banho relaxante. Em seguida, a cozinha. Deixe as caixas na sala, o último cômodo a ser organizado.

Furando a parede: antes de perfurar a parede da nova casa, consulte o projeto do imóvel para não atingir canos ou as redes de energia e gás.

Proteja os bichos: se você tem um animal de estimação, procure não envolvê-lo na mudança. O ideal é deixá-lo na casa de amigos. Caso não seja possível, existem hotéis especializados em atender seu pet.

Necessidades: coloque na mesma caixa os objetos que você usa com mais frequência no dia a dia, como suas peças de roupa preferidas, os medicamentos, o computador e as agendas.

Fonte: Casa – M de Mulher