Blog

Conheça o projeto brasileiro de casa sustentável

casa-sustentavel.fw

Não precisa ser nenhum grande estudioso para saber que o homem devastou, e ainda devasta, as matérias-primas e riquezas naturais do nosso planeta, sem pensar a longo prazo. Tamanha irresponsabilidade gerou um gravíssimo prejuízo para o mundo e para o futuro da civilização, como problemas climáticos, poluição, escassez de matérias primas e extinções de espécies animais. Felizmente, parte da população mundial já compreendeu a gravidade da situação, passando a mudar uma diversidade de antigos hábitos, adaptando-os para a realidade atual do nosso planeta.

Snap 2017-02-14 at 15.25.54

Algumas dessas iniciativas, pensadas com o objetivo de economizar recursos naturais, gastando menos energia e poluindo menos o ambiente são os projetos de casas sustentáveis.Atualmente existem no mundo uma infinidade de projetos de casa sustentável. Contudo, iremos falar de um projeto brasileiro desenvolvido pelo espanhol Eugen Fudulu e o brasileiro Kleber Karru. em parceria com o laboratório europeu Open MS.

O projeto é muito interessante e inovador, pois a casa precisa somente de 6 dias para ter sua construção concluída, com a mão de obra de somente 4 funcionários. A estrutura das paredes, que são revestidas com fios de vidro e espuma, possibilitam o isolamento térmico e acústico, o que mantém a temperatura do ambiente agradável independente do clima na rua, gerando economia com ar condicionado e ventilador. A casa possui um purificador que filtra toda a água antes de chegar nas torneiras da residência, e tem estrutura para a instalação de teto solar. Além disso, ela é mais resistente, suportando ventos de até 300 km\h, capaz de suportar terremotos de até 9 graus na escala Richter. A economia é de pelo menos 25% nos custos em relação a uma obra nos padrões tradicionais.

A primeira casa sustentável foi construída na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e os desenvolvedores do projeto buscam o apoio do Governo do Estado para levar a ideia às pessoas menos favorecidas, resolvendo os problemas de moradia e gerando empregos com a mão de obra que será necessária.