Blog

Cozinha Pequena: dicas para aumentar o ambiente sem reforma

O tamanho dos apartamentos vem diminuindo drasticamente ao longo dos anos. Com muitas pessoas morando sozinhas, um grande espaço interno não é tão necessário contando com um morador que passa a maior parte do dia fora de casa.

Para quem gosta de cozinhar, porém, as modernas e minúsculas cozinhas são um verdadeiro pesadelo. Se quebrar paredes dá muito trabalho, a alternativa é seguir algumas dicas fáceis e práticas para dar sensação de um ambiente maior e mais aconchegante.

1) Armários com portas de vidro

Em ambientes pequenos é comum colocar espelhos e investir bastante em vidros para passar sensação de grandeza. Na cozinha, a opção é substituir as portinhas de madeira dos armários por vidros transparentes. Além de mais claridade, visualizar as peças é uma boa ideia.

2) Paredes e armários da mesma cor

Cozinhas pequenas com móveis escuros parecem ainda menores. Cores vivas e claras são as mais indicadas tanto na hora de pintas as paredes quanto no momento de escolher os móveis.

3) Prateleiras abertas

Cada portinha a mais colocada em um local pequeno, reforça a sensação de falta de espaço. Na cozinha, vale investir em prateleiras abertas, com livros ou utensílios bonitos. Além de leve, o ambiente fica com um toque moderno.

4) Papéis de parede 

O segredo neste item é não optar pelos papéis de parede muito decorados. A melhor alternativa é buscar por papéis com linhas verticais, que desviarão o olhar para o teto e amenizarão a falta de espaço.

5) Invista na iluminação

Quanto mais claridade houver no local, mais amplo ele parecerá. Se for possível, é indicado abrir janelas bem localizadas, como atrás do fogão ou ao lado da mesa da cozinha. Se esta não for uma alternativa, as luminárias com luz direcionada são as mais apropriadas.

Fonte: ZH Donna