Blog

Preço médio da gasolina no mercado brasileiro está 61,1% mais alto que no exterior

sssss

Cotação internacional do barril teve queda de 60%, enquanto preço médio da gasolina no mercado doméstico subiu 2,4% de junho até o momento

Mesmo com a baixa cotação internacional do petróleo, o preço médio da gasolina no mercado brasileiro está 61,1% mais que o preço no exterior, segundo cálculos da RC Consultores.

Para os analistas, isso ocorre por conta do poder que a Petrobras exerce sobre os mercados de produção e importação no Brasil, que impede o repasse da diferença de preço praticado para o consumidor.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), nos últimos sete meses, a cotação internacional do petróleo caiu 60%, enquanto o preço médio da gasolina no mercado doméstico subiu 2,4% de junho até o momento. A alta do diesel foi ainda mais significante: 4,4%. Em meados de junho de 2014, o petróleo passa a sofrer a forte queda.

No Brasil, a gasolina custava em média R$ 2,957 em junho passado e saía por R$ 3,029 entre 28 de dezembro e 3 de janeiro. Enquanto no Brasil houve um aumento no preço da gasolina, nos EUA o preço caiu por mais de cem dias consecutivos, chegando a atingir o menor patamar desde maio de 2009.

Fonte: Transporta Brasil