Blog

Quer juntar sala e escritório no mesmo ambiente? Veja dicas

Para otimizar espaço, os dois ambientes podem ser facilmente combinados

Em uma casa pequena, otimizar espaço é fundamental e coligar dois ambientes em uma mesma área se torna essencial. O internauta Everson Blanco, que pretende colocar uma mesa de escritório na sala de estar , pediu ideias e dicas para fazer a mudança sem que a sua sala de 33 metros quadrados pareça apertada.

 Foto: Divulgação

Para interligar ambientes, uma boa dica é saber demarcá-los

A arquiteta Pilar Hernandez, do escritório AHPH Arquitetura e Interiores, identificou algumas mudanças que Everson pode fazer em sua sala e dar ainda mais vida ao local. Confira:

Dúvida: Por favor me ajudem a decidir quais são as cores, decoração e iluminação ideais para a minha sala de jantar/estar de 33 metros quadrados. Penso em arranjar um espaço em frente à porta de entrada (ou outro espaço da sala) para colocar uma pequena mesa e cadeira de escritório.

 Foto: Everson / vc repórter / divulgação

Para a sala de Everson, a mesa de escritório pode ser colocada em baixo da escada

Resposta: No espaço pode-se trabalhar um pouco no layout, ou seja, mudando pequenos detalhes. Na foto, o ambiente parece estar todo amontoado, por isso tiraríamos a mesa do lado das poltronas, deixando livre o espaço para que a peça da TV fique mais leve e valorizada. Também podemos retirar o vaso de planta no canto que se forma do sofá com as poltronas e no lugar dele colocaríamos essa mesa ou outra. Assim, o ambiente ficará mais leve.

Na área de jantar, podemos colocar a mesa ‘de comprido’, ou seja, encostando uma das pontas na parede onde está a peça de TV. Pode ser colocado um espelho sem moldura na parede a partir da altura do tampo da mesa, aproximadamente com 1,20m de altura. Para que a sala não fique poluída visualmente, pode retirar os quadros entre as janelas.

 Foto: Divulgação

Almofadas estampadas e coloridas clareiam o ambiente

O lugar certo de colocar uma mesa para um pequeno escritório seria embaixo da escada. Opte por uma peça bem leve que sirva também de um aparador para o jantar caso se faça necessário. Para completar, aposte em uma cadeira com estilo ao invés de uma tradicional de escritório.

A parede onde podemos usar cor seria onde está o espelho e a peça de TV. Uma sugestão é a Z008 FECT da SUVINIL (cor amarela), que valoriza os detalhes em madeira da escada e das janelas. Para as outras paredes, você pode usar a cor branco- gelo. O teto pode ser pintado com branco neve.

 Foto: Divulgação

O tapete colorido dá vida à sala de TV

Para as cadeiras de jantar você pode trabalhar com cores claras, como bege ou até mesmo branco, assim o sofá pode continuar com esse tom ou outro também escuro. Para as poltronas podemos trabalhar com um tecido estampado com listras ou flores, que vão dar vida e movimento ao ambiente.

A iluminação é muito importante e marca claramente o objetivo de cada área. Como a sala de estar é um ambiente de dupla função, ou seja, sala de estar e de TV, o ideal é ter uma luz central. Esta pode ser uma luminária com luz amarela do tipo Paflon (reta e branca), que deixa o ambiente mais aconchegante. Na mesa de canto, o ideal é você trabalhar com uma luminária de mesa com lâmpada amarela. Aposte sempre em peças com design reto. Na sala de jantar, escolha uma luminária pendente na cor branca com lâmpada amarela centralizada no tampo da mesa.

Lembre que uma boa decoração depende do equilíbrio das cores e cada peça tem que ter uma função.

 Foto: Divulgação

A iluminação certa faz toda a diferença no ambiente; aqui a escolhida clareia e traz aconchego

 

 Foto: Divulgação

Dependendo do ambiente, cadeiras em tons escuros podem ser a melhor escolha

 Foto: Divulgação

Para a sala de jantar, o lustre central é uma boa opção

 Foto: Divulgação

A iluminação do ambiente deve ser pensada levando em conta a função de cada área

Fonte: Vida & Estilo Terra