Blog

Saindo da mesmice: 10 dicas que mudarão a cara da décor da sua casa

Ao falarmos em mudar a casa, mirabolamos grandes reformas e gastos. Poeira, sujeira e muita dor de cabeça. Mas se engana quem acha que é só deste jeito que podemos dar uma nova identidade aos ambientes. Com pequenas mudanças de cor, material e disposição de objetos, o lar pode ganhar ares mais frescos e modernos.

Listamos dez mudanças fáceis e bem acessíveis para quem cansou de olhar sempre para a mesma parede ou enjoou de se jogar no sofá marrom que entristece o ambiente. É hora de mudar sem passar trabalho!

1. Sofá colorido

Quem disse que só existe sofá cinza, bege, marrom ou preto? Ao invés de mudar a cor de uma parede da sala, uma boa ideia é utilizar o sofá como ponto de cor no ambiente. Vermelho, rosa, verde; tons pasteis, tons escuros; em couro, camurça ou até veludo, as opções são muitas. Fuja do óbvio!

2. Tijolo a vista x branco

Em meio a quartos e salas com paredes branquinhas, poucos metros de parede de tijolo a vista fornecem um quê de aconchego a qualquer ambiente. Se mesclada com branco itens em branco – em mesas, cadeiras e até no piso – a parede cria um ar sofisticado e ultramoderno.

3. Quadros não-pendurados

O quadro está apoiado na bancada? No chão? Engana-se quem pensa que é desleixo. A mania dos quadros cuidadosamente não-presos na parede é um dos truques mais fáceis de modernizar uma casa. Quando enjoar, é só trocar de cômodo. Viu só?

4. Escada de madeira = prateleira

O mix do rústico com o moderno é sempre bem-vindo na decoração de uma casa. Na lista de alternativas diferentes, além da escolha de móveis feito com madeira de demolição, uma boa dica é reutilizar itens como caixas de feira e até mesmo escadas de madeira, transformando-as como prateleiras para livros e artigos de decoração.

5. Garrafas de vidro

De vinho, de espumante, de água, do que for: as garrafas de vidro ganham uma nova cara ao se transformarem em vasos para flores e arranjos de plantas de todos os tipos.

6. Divisória de madeira na área de serviço

Área de serviço não precisa ser sinônimo de bagunça, mas nem todo mundo quer ter seu varal de roupas exposto dentro de casa, certo? Uma boa opção é inserir uma divisória ou porta de correr entre um ambiente e outro. Além de cortar aquele clima frio do ambiente, traz um clima de aconchego ao lar.

7. Cama com pallets

Mais uma ideia interessante para quem gosta de um toque rústico no lar. Um simples conjunto de pallets inserido abaixo de uma cama box já renova qualquer quarto, exigindo uma quantidade mínima e gastos. Mas cuidado: nada de usar o truque em ambientes muito pesados e repletos de cores e artigos decorativos; ele funciona melhor em uma decoração clean.

8. Cimento queimado + cor

Ao invés da clássica combinação parede branca + parede colorida, que tal inserir uma parede de cimento queimado na casa para neutralizar o colorido? O ar industrial fica super moderno e sofisticado.

 

9. Geladeira colorida ou estampada

Em uma cozinha neutra – como a maior parte das cozinhas são -, a bossa pode ficar por conta da própria geladeira. Estampada ou simplesmente colorida, engana-se quem pensa que para isso o modelo precisa ser retrô: há diversos lugares que prestam serviço de pintura de geladeira. Que tal tentar?

10. Cadeiras diferentes

Todo dia uma cadeira! O charme de uma sala de jantar pode ser resultado de um mix variado e assimétrico de cadeiras que, combinadas a uma boa mesa de madeira ou vidro, trazem um quê de elegância despretensiosa que termina por ser ultrassofisticado.

Fonte: Donna